Foto: Wendell Mandacaru

Confirmados os participantes do Brasileiro de Futsal

O Campeonato Brasileiro de Futsal 2025 promete muita disputa e emoção nesta temporada. A competição, que se tornou um exemplo de diversidade no país, terá representantes de 14 estados brasileiros. De Norte a Sul, o esporte tem mostrado a sua força e conquistado cada vez mais fãs, principalmente no Nordeste. A representatividade da região na modalidade é significativa, já que possui o atual campeão e é responsável por quase metade das equipes participantes nesta edição.

Ao todo, nove dos 22 participantes do Campeonato Brasileiro de 2025 são equipes nordestinas. Ou seja, cerca de 40%. Atual campeão, o Fortaleza defende o título e busca reafirmar a força do futsal na região. Além do Leão, os outros oito representantes que vão disputar o torneio são: Atlético Piauiense (PI), Apodi (RN), Ceará (CE), Ribeirópolis (SE), São João do Jaguaribe (CE), Sport (PE), Traipu (AL) e América (RN), que substitui a ACEL Chopinzinho (PR) e disputará pelo segundo ano consecutivo.

Com a mudança, o América (RN) entrou na competição para compor o Grupo B, e o Ribeirópois (SE) foi transferido para o Grupo A.

“A participação do América-RN representa o crescimento do projeto e do esporte no Rio Grande do Norte. O Campeonato Brasileiro trouxe a democracia do esporte, onde equipes de camisa podem ter essa experiência de participar da competição. É muito importante para o futsal nacional e mundial. A modalidade precisava disso. Ficamos muito felizes, estamos crescendo e evoluindo. A expectativa é muito grande e acredito que o retorno do América-RN é de uma magnitude muito grande”, disse o técnico Reginaldo Silva.

O Sul do país também está muito bem representado na competição. Ao todo, são oito participantes, sendo quatro de Santa Catarina. O número representa um aumento em relação à edição anterior, quando o Concórdia foi o único representante catarinense. Além dele, estreiam na competição a Chapecoense e Criciúma, clubes tradicionais do futebol, e o Yeesco Futsal, que deixou Carazinho, no Rio Grande do Sul, e foi para a cidade catarinense Balneário Camboriú. No ano ado, foi semifinalista.

A saída do Yeesco Futsal do Rio Grande do Sul não abalou a região na competição. Dono da melhor campanha geral no ano ado, o o Fundo segue firme e sonha com o título em 2025. Além dos catarinenses e gaúchos, o Sul ainda será representado por mais três paranaenses: São Joseense, que disputa pela segunda vez, e os estreantes São Miguel e Paraná Clube, clube tradicional dos campos e que também marca sua presença nas quadras.

Na edição de 2025, nove clubes tradicionais do futebol nacional estão se aventurando no salão. Entre eles, América-MG e Vasco da Gama. Ambas equipes disputaram a edição inaugural do Campeonato Brasileiro em 2024 e foram eliminados nas oitavas de final. No ano ado, o Cruz-Maltino foi o campeão estadual no Rio de Janeiro e agora sonha com o título nacional, como em 2000, quando venceu a Taça Brasil.

Na primeira edição organizada pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), o Nordeste foi o grande destaque. Além do título do Fortaleza, três dos quatro semifinalistas eram equipes nordestinas, incluindo o Apodi Futsal (RN), que terminou vice-campeão. Já a artilharia da competição terminou com quatro jogadores na liderança, sendo todos de times da região.

Com início marcado para o período entre 30 de abril e 5 de maio, o Campeonato Brasileiro de Futsal 2025 promete movimentar torcedores por todo o Brasil no sonho pelo tão sonhado troféu.

A segunda edição do Campeonato Brasileiro de Futsal é organizada pela CBFS e pela SportsHub, com patrocínio de Penalty, Assaí, Aiwa e apoio do Grupo Pallas e Panini.

Confira abaixo a divisão dos grupos do Brasileiro de Futsal 2025:

GRUPO A:
Fortaleza (CE)
ACESMIL – São Miguel Futsal (PR)
América (MG)
Estrela do Norte (AM)
São João do Jaguaribe Futsal (CE)
Associação Chapecoense de Futsal / ACF’S (SC)
Clube Atlético Piauiense (PI)
Juventude AF FC (MS)
C.R. Vasco da Gama (RJ)
Yeesco Futsal (SC)
Ribeirópolis (SE)

GRUPO B:
Apodi Futsal (RN)
América (RN)
Paraná Clube (PR)
ACF / Criciúma Futsal (SC)
Associação Concordiense de Futsal (SC)
ASF Sorriso Futsal (MT)
o Fundo Futsal (RS)
São Joseense (PR)
Ceará Sporting Club (CE)
Sport Club do Recife (PE)
Esporte Clube Traipu (AL)